Compatibilização de Projetos

Gerenciamento de Projetos

 

control-projetos_elaboracao-de-projetos-01compatibilização de projetos serve para verificar o que foi traçado pelos diversos projetistas a fim de evitar interferências entre os projetos elétrico, hidrossanitário e estrutural com a Arquitetura.

Além disso a compatibilização integra as soluções, desde arquitetônicas até instalações. A análise de interferências deve ser realizada previamente, durante o processo de elaboração de projetos. Evitando contratempos que encareçam o custo da obra, comprometendo o cronograma de obras e a qualidade do produto final.

A forma mais tradicional de se fazer a compatibilização de projetos na construção civil é com a sobreposição dos desenhos das diversas áreas manualmente ou com desenhos CAD 2D. Essa técnica funcionou muito bem, no entanto, se considerarmos as quantidade de disciplinas e de detalhes que existem hoje nos projetos de edificações, fica impossível analisar interferências com precisão. Imaginem sobrepor projetos estruturais, hidrosanitários, elétricos, de telecomunicação, segurança, climatização, preventivo de incêndio, entre tantos outros itens, que variam conforme o programa de cada empreendimento.

Com modelagem de informação (Sistema BIM): essa maneira de realizar a compatibilização de projetos é possível com a concepção de projetos em BIM. Além das interfaces em 3D, o BIM inclui elementos paramétricos, ou seja, ele une desenho aos dados técnicos necessários para se avaliar interferências, facilitar a tomada de decisão e para garantir a execução do projeto, evitando, por exemplo, retrabalho e desperdícios de materiais. Com sistemas especializados em BIM, também é possível efetuar rapidamente diversas simulações, contemplando diferentes cenários e antecipando os problemas.